Confesso que nem sempre gostei de ler, ganhei alguns livros na infância que não passei da primeira página, um deles era "entre neste livro" ou algo assim. Mas minha história tomou um curso diferente quando ganhei de uma amiga da minha mãe, alguns gibis do Maurício de Souza, eu tinha pouco mais de dez anos. Então minha casa passou a estar sempre cheia na companhia da turma da Mônica, do Chico Bento, do Astronauta, da Tina e do Penadinho.

Vencer obstáculos está no meu sangue desde o ventre da minha mãe por ser uma gravidez não planejada, mas a força e coragem dela também vieram no pacote. Comecei a escrever na minha adolescência, geralmente é uma fase difícil e para mim não foi diferente e pode parecer clichê, mas foi nessa confusão de sentimentos misturados com lágrimas que meu relacionamento com a caneta e o papel iniciou.

No início eram apenas palavras jogadas no papel sem qualquer disciplina, desabafos de uma mente confusa, inspirações vindas de letras de músicas e decepções. Confesso também que na escola a matéria que menos gostava era Língua Portuguesa, mas não era tão ruim, ajudei amigos escritores na revisão e até a editar suas obras, é uma responsabilidade enorme e eles confiaram em mim para tal missão. Já cogitei fazer bacharel, ser revisora ou editora. De uma coisa eu sei, o futuro é incerto.

Com o tempo pequenas cenas vinham a minha mente e mesmo insegura quanto a minha escrita fui compondo uma a uma até virar um pequeno conto. Mas tinha muito que desenrolar a história ainda e se tornou minha primeira novela: Segredos - Todos Temos Um, escrito em 2013, mas lançado em 2015.

Foi também em 2013 que lancei meu blog Pense. Repense. Quantas vezes forem necessárias. mudado o nome posteriormente para apenas Pense. Repense. O blog foi criado primeiramente para publicar minhas poesias e textos, não que eu achasse que era ótimo e queria que o mundo lesse, muito pelo contrário. Um amigo muito especial, Michael Mendonça, me presenteou com ele após ler meus escritos e admirá-los. Hoje, além dos meus desabafos, publico sobre diversos assuntos, principalmente literatura. Compartilho notícias e eventos importantes, e até já fiz uma seleção de contos de escritores do Wattpad para divulgar no blog.

A partir de 2015 minha vida de escritora começou a se agitar, conheci outros escritores, aprendi muito mais sobre ser escritora e sobre escrever também, lembro dessa época como um salto na minha carreira. Foi assim que comecei a participar de antologias de poesias e contos onde a maior parte dos meus textos foram publicados.

Já em 2017, participei na antologia A Viagem do Pólen da Vida com minhas poesias ''Rimas para Você'' e ''Represa'' e meu conto ''Henrique e Ela - Amor que Floresce'' na edição Cultive o Pólen da Vida 3, organizados pelo Professor Lenilson. Meu primogênito, Sonhos Distantes, publiquei na antologia de contos Sem mais, o amor, pela Andross Editora.

Em 2018 novas publicações, como a antologia Colha o Pólen 1, também organizado pelo Professor Lenilson, participei com minha poesia ''Tempestade''. Já na antologia de poesias e contos do FLAL 5° Edição escolhi meu conto ''Alexandre e Ela - Amor Encontrado''. No final do ano publiquei Minha Inspiração, uma antologia poética solo lançada em comemoração aos meus dez anos de escrita.

Em 2020 novos lançamentos como o meu primeiro romance Coração de Oceano, após longos cinco anos o escrevendo, revisando e editando e a Coletânea de Contos e Poesias FLAL 6° Edição, dessa vez apostei em duas poesias que me levaram ao pódio duas vezes no concurso, "Escravidão" vencedora do sexto lugar, e "Através da Janela" vencedora do segundo lugar.

Minha escrita nasceu para eu fugir de problemas e eu realmente acreditei que assim que superasse essa fase eu deixaria de o fazer. Tenho muito orgulho dos meus livros, dos concursos que participei e principalmente os que ganhei, e sentiria uma dor enorme se esse meu mundo fosse embora. Então encontrei a resposta para minha pergunta: eu jamais deixarei de escrever!


Onde me Encontrar


Instagram @penserepense 

http://bit.ly/PRacd 


Instagram alidudesigner 

http://bit.ly/AliDuDesigner


Blog Pense Repense

http://penserepenseacd.blogspot.com/ 


Clube de Autores 

http://bit.ly/AliDuCDA 



Meus Livros Publicados


Segredos: todos temos um, 2. Ed. Joinville, 2016 
http://bit.ly/SegredosCDA 

Sinopse

Segredos? Todos temos. Uns tem para proteger sua vida, como identidade e integridade outros para fazer o mal.

Amy é uma garota tímida, um tanto rebelde mas inteligente, e depois da morte repentina de seu pai ela entra na mesma empresa que ele trabalhava como espião para descobrir os assassinos diretos e indiretos de seu pai e vingar sua morte.


A Viagem do Pólen da Vida, 1. Ed. 2017 
http://bit.ly/2OkvXWb 

Sinopse

Estamos diante de mais uma antologia, a viagem do pólen da vida 1, textos produzidos com vários autores de cada cantinho do Brasil. As razões de levar este projeto para todo o país são: Realizar o sonho de cada pessoa que deixaram rascunhos guardados em gavetas e poder ver o sorriso de cada autor em ver seu nome no livro. Não é apenas um conjunto de poesias, mas sim um conjunto de sentimentos e uma bagagem no qual o leitor irá se apaixonar, sorrir, aprender. Boa leitura.


Cultive o Pólen da Vida 3, 1. Ed. 2017 
http://bit.ly/2Yhn0g3

Sinopse

Essa antologia do ciclo cultive o pólen da vida, convidei agora vários contistas e crônicas, Cultive o pólen da vida 3 – Contos e crônicas, vários escritores que juntos fazem valer o amor pela escrita e o encantar da boa Literatura.

Que possamos multiplicar da boa Literatura com os nossos irmãos, este livro irá encantar e fazer reavivar uma esperança de dias melhor. Boa leitura.


Sem mais, o amor, 1. Ed. São Paulo, 2017 
http://bit.ly/WhatsAliDu 

SINOPSE: Fernando Pessoa já dizia que “todas as cartas de amor são ridículas”. E afirmava veementemente: “não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”. Mesmo não vivendo o suficiente para conhecer novas tecnologias de comunicação, o poeta sabia bem que a interação verdadeira entre duas pessoas que se amam se despe de vaidades e apresenta a pureza de um sorriso. SEM MAIS, O AMOR é uma coletânea de contos românticos em forma de cartas, emails, páginas de diário e outras formas de registro escrito. E o mais importante: são histórias ridículas! Exatamente como o poeta disse que tinham de ser.


Colha o Pólen 1, 1. Ed. 2018 
http://bit.ly/32T23M7

Sinopse

Essa antologia é especial, pois convidei uma das melhores autoras para organizar comigo e unir vários escritores, Colha o pólen da vida 1 – Poesias, vários escritores que juntos fazem valer o amor pela escrita e o encantar da boa Literatura. Que possamos multiplicar da boa Literatura com os nossos irmãos, este livro irá encantar e fazer reavivar uma esperança de dias melhor. Boa leitura.


FLAL 5 - Coletânea Contos e Poesias, 1. Ed., 2018 
http://bit.ly/flal52019 


Sinopse

FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias, que tem o objetivo de divulgar a Literatura Nacional Contemporânea e ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público.
E o Concurso de Textos Anônimos é uma forma de colocar à mostra, o trabalho de novos escritores buscando o reconhecimento.
Os textos são avaliados, sem a autoria, o que confere neutralidade ao concurso.
A Coletânea apresenta todos os textos que participaram da concurso, destacando os classificados e os vencedores. Também em destaque, textos dos jurados convidados. Uma homenagem aos escritores, que dedicaram seu precioso tempo avaliando o nosso concurso.


Minha Inspiração, 1. Ed. Joinville, 2018
http://bit.ly/2XRnm1P
Skoob: http://bit.ly/2Z4OAy8



Sinopse

Meus poemas, que estavam guardados a sete chaves, agora, são revelados. Aline Duarte, 2013.

Toda história tem um início, um meio e um fim. E essas páginas contam minha história através da poesia, a forma como vejo o mundo ao meu redor e como superei a vida ao longo desses dez anos. Posso estar no começo, ou quem sabe perto do fim, mas minhas poesias aqui se fazem eternas.

Reúno aqui minhas melhores poesias.


FLAL 6 - Coletânea Contos e Poesias, 1. Ed., 2020
https://bit.ly/30TZASx

Coletânea Contos e Poesias
 
Compilação de contos e poesias participantes do Concurso de Textos Anônimos, realizado durante o
6º FLAL Edição Sementes do Amanhã, de 21 de setembro a 29 de outubro de 2019, no Facebook.


Coração de Oceano, 1. Ed., 2020
http://bit.ly/393acjg 


Sinopse


Você já imaginou dormir uma simples adolescente e acordar princesa? Ellen também não. Ainda mais descobrir que nem humana ela era. Sua vida era como um quebra cabeça enorme e ela nem tinha metade das peças disponíveis para começar a encaixar.  


Ellen tinha amigos leais, era aluna exemplar e uma vida confortável em uma pacata cidade praiana no sul do Brasil, mas o destino quis dar um empurrãozinho, pois ele bem sabia que ela pertencia a uma vida diferente, foi então que um misterioso rapaz chegou na escola de Ellen, e tudo à sua volta se transformou.   


A lealdade de seus amigos foi questionada, o passado de sua família veio à tona, e ela precisava decidir se ia ignorar essas descobertas e continuar sua vida normalmente, ou se ia reivindicar o seu lugar na Família Real mais importante do Reino Lux, que dependiam dela para continuar a linhagem Real.





Sucesso nesse 2020!
Aline Duarte
Escritora, blogueira e designer
Escritora Ali Du | Blog Pense Repense | Ali Du Designer